Powered By Blogger

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

À Descoberta do Meu País: Óbidos

Mais uma vez estive em Óbidos, localidade que já não visitava há algum tempo e que não me canso de visitar, pois  sempre se  encontra algo de novo para ver e apreciar.

Tudo em  Óbidos é encantador e, para mim, é uma das  mais bonitas vilas do nosso país. Situada não muito longe de Lisboa, esta localidade  tem a sua origem num castro celtibero e por ela passaram Romanos, visigodos e árabes, até que em 1148 foi conquistada por D. Afonso Henriques.

D. Dinis ofereceu-a como prenda de casamento a D. Isabel de Aragão e, a partir de então, a Vila ficou a pertencer à Casa das Rainhas.
Muitas foram as rainhas portuguesas que aqui deixaram  a  sua marca  como são os casos do aqueduto e chafarizes da responsabilidade de D. Catarina de Áustria,esposa de D. João III.



Óbidos preserva o encanto  e características históricas no seu castelo,  ruas, calçadas, casinhas brancas com detalhes amarelos e azuis e nas muralhas que a cercam, que nos conduzem numa viagem através do tempo, até à Idade Média.

Cada vez que visito a vila de Óbidos acho-a mais bonita.
Imperdível visitar as suas igrejas, passear pelas  pitorescas ruas medievais, pejadas de gerânios, buganvílias e outras flores que lhe acrescentam   colorido e que a tornam ainda mais encantadora.
Esta não foi a primeira e, certamente, não será a última vez que visitei esta bela e antiquíssima vila portuguesa.


 
Obrigada pela sua presença. Volte sempre.





Sem comentários: