Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Cabril

Cabril é uma localidade do concelho da Pampilhosa da Serra, da qual dista 13 Km.
O topónimo Cabril parece estar ligado à existência de pastores, num local em que as condições naturais com mato e erva abundantes, são propícias à criação de gado (cabras).
Contam os habitantes, que o início da aldeia terá sido em dois locais junto aos barrocos da Carvalha e Samelo, daí se expandindo até aos dias de hoje.
Foi elevada a freguesia nos finais do século XVII, dela fazendo parte, além da sede, as povoações de Armadouro, Praçais, Vale Grande, Foz do Ribeiro, Porto de Égua, Sobralinho, Malhau, Sanguessuga, Lomba da Senhora, Vale Derradeiro, Vale Musqueiro, Silva e Algar, além de diversas "quintas".


A paróquia tem como orago  São Domingos.
A igreja matriz foi inaugurada em 1959,  num local afastado daquele onde terá existido uma pequena capela, da qual restou apenas a torre sineira, que se encontra, actualmente, agregada ao edifício do Centro Social da Liga de Melhoramentos.

Do exterior da igreja, destaca-se a rosácea que encima a porta principal. 
No  interior, existem  as  imagens do Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima com os pastorinhos e  Cristo Crucificado.



Na povoação existem ainda três capelas: 
- Capela de Nossa Senhora das Dores

Este templo tem uma inscrição com data de 1858, que se pensa ser  a  da  sua construção. 
- Capela de  São Sebastião

Tem uma  arquitectura semelhante e pensa - se ter sido construída na mesma época. 
- Capela de Santa Apolónia

Esta capela de que se desconhece a data de construção, sabe-se ser bastante antiga, talvez posterior à reconquista cristã. 


Fotos - Net


Obrigada pela sua presença. Volte sempre.




Sem comentários: