Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Coja - Princesa do Alva

A Vila de Côja é sede da União de Freguesias de Coja e Barril do Alva. 



Atravessada pelo  Rio Alva e pela  Ribeira da Mata que ali desagua,   é possuidora duma beleza ímpar   que, a par do seu ancestral património histórico e cultural, fazem da vila um dos locais  com maior potencialidade turistica, no concelho de Arganil. 
Por essa razão, Coja é também conhecida pela Princesa do Alva.
Na vila, existe uma excelente praia fluvial com zona infantil, bar, esplanada, chuveiros, balneários, parque de Merendas,... 


O Orago da vila é São Miguel e a Igreja Matriz foi reconstruída durante o séc. XIX, no local da antiga Igreja Paroquial de que desconhece a data de construção.
No interior destacam-se o Retábulo da Capela-Mor de 1881 e os colaterais de 1893 da autoria dum entalhador da região, com inspiração setecentista. As esculturas de Santa Catarina e de São Sebastião são medievais, em pedra. Existem também algumas imagens em madeira do séc. XVII, que foram trazidas de conventos ou colégios universitários de Coimbra.



Para além da Igreja Matriz, Coja é rica em património. Espalhadas pela povoação podemos encontrar várias Capelas, casas senhoriais e outros património histórico e natural digno de registo. Eis alguns:
- Capela de Santo António 
Esta capela setecentista tem no seu interior um Retábulo do séc. XVIII, onde sobressai a imagem de Santo António. Existem ainda esculturas em calcário de mais dois santos, datados do séc. XV.
Actualmente este templo é utilizado como capela mortuária.



- Capela do Senhor do Sepulcro
Esta Capela que outrora se localizava num sítio mais perto do rio era sistematicamente invadida pelas águas  sempre que havia cheias. Em 1887, foi  deslocada para um nível mais elevado, onde se encontra actualmente.
No interior, alberga a imagem de Cristo Jacente que tem o papel principal nas cerimónias da Semana Santa.



- Capela de Nossa Senhora da Ribeira
Localizada junto à ribeira da Mata, não se conhece a data da sua construção. Sabe-se que sofreu várias remodelações sendo a última efectuada em meados do séc. XX.
No exterior, destacam-se a janela e a porta e no interior, o retábulo de madeira dourada e policromada, todos do séc. XVIII. No nicho central, assume o papel principal uma imagem quinhentista, de calcário da Virgem com o Menino.




- A Ponte Romana
A ponte que liga as duas margens do rio Alva é bastante antiga  e tem estilo românico. Tem três arcos, um dos quais foi cortado em 1811, por ocasião das Invasões Napoleónicas, impedindo que as tropas francesas, vindas de Mouronho, entrassem na vila e continuassem o seu trajecto em que  lançavam o terror com mortes e pilhagens.
Após a reconstrução da ponte,  foi colocada, na sua cortina, uma lápide alusiva ao acontecimento.


- O Pelourinho
Testemunho do antigo concelho de Coja, o Pelourinho localiza-se na Praça Dr.Alberto Vale. 
É uma reconstrução do antigo, erguido no reinado de D. Manuel I, que se encontrava em frente à Casa da Câmara( já destruída ). 
A sua reconstrução da responsabilidade do Padre Nunes Pereira, só foi possível devido à recuperação de algumas das suas partes que se encontravam na posse de particulares.



- Casa Setecentista dos Vales
Esta casa solarenga é propriedade da família do Dr. Fernando Vale, um dos fundadores do Parido Socialisata.
Desta casa muitos franceses foram alvejados, quando por ali passaram as tropas napoleónicas, que na sua fuga para França tentavam roubar e matar tudo e todos  nos lugares por onde passavam.


- Casas Setecentistas da Praça 
Na praça Dr. Alberto Vale, ergue-se um edifício solarengo, reconstruído  no séc. XVIII, com uma extensa varanda e brasão. Anexa ao edifício situa-se a capela do solar, em honra de São João.



Sobranceira ao Alva, em local de destaque, uma casa oitocentista, dá as boas-vindas a quem chega, atravessando a ponte. 



- Casa do Prior Costa
Em frente à Capela de Santo António, situa-se esta casa que alberga uma capela quatrocentista.





Obrigada pela sua presença. Volte sempre.



Sem comentários: