Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Covas - Tábua

Hoje vamos conhecer Covas, uma  antiga freguesia do concelho de Tábua, que juntamente com Vila Nova de Oliveirinha, forma a União das Freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha.



Pouco se  conhece da história mais remota desta localidade. No entanto, sabe-se que pertencia ao concelho de Seia, quando esta recebeu a sua carta de foral em 1136.
Nas Inquirições de D. Afonso III, aparecem no  concelho  de Seia, seis paróquias que actualmente fazem parte do concelho de Tábua: S. Mamede de Ázere, Santa Maria de Midões, S. Miguel de Oliveira, Santa Maria de Sinde, Santa Maria de Tábua e Santa Maria de Covas.


Em  1200, "a paróquia de Covas era então das mais importantes do actual concelho de Tábua, pelas suas "villas". Uma destas, a própria de Covas, fora povoada a foro de jugada; mas os seus habitantes prosperaram de modo a poderem arcar com os encargos da cavalaria, elevando-se de jugadeiros a cavaleiros-vilões, o que outra coisa não quer dizer este passo das Inquirições: "villa de Covas solebat esse defensa de jugata per caballarium". 
Mesmo assim, em meados do século XIII, estava despovoada pelas razões expostas aos inquiridores de D. Afonso III: "por causa dos mordomos de Seia que os fazem ir muitas vezes a Seia por achacamentos que lhes impõem, e por causa dos homens dos coutos, de ordens (mosteiros ou igrejas) e de fidalgos, que os têm subjugados, não tendo eles quem os defenda". 



Covas beneficiou do foral de Lagos da Beira, concedido pelo rei D. Manuel I, em 1514."Os homens bons do lugar foram convocados para a redacção dos termos, o emissário d’El-Rei apresentou as condições e o tabelião fez o primeiro assentamento".
Antes de integrar  o concelho de Tábua, Covas pertenceu  ao concelho de Midões, extinto em 1853. 


A padroeira da povoação é Nossa Senhora da Conceição.
A antiga freguesia de N. Srª da Conceição de Covas foi priorado da apresentação da Casa do Infantado, paróquia da vila de Percelada, hoje extinta, de que era donatária a Universidade de Coimbra. 
A Igreja matriz foi remodelada no século XVII.




 

Obrigada pela sua presença. Volte sempre.



Sem comentários: