Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Porque é Fim de Semana: Infias

Porque é Fim  de Semana, vamos prosseguir na descoberta  das  freguesias  do concelho  de 
Fornos de Algodres e  vamos conhecer um pouco da freguesia de Infias, situada a poucos quilómetros da sede do município.



Não se conhece a origem desta povoação, mas deve ter sido muito importante durante a ocupação romana. A  comprovar o facto, foram encontrados importantes achados arqueológicos, como são os casos  duma lápide  dedicada ao deus Mercúrio  que se pode observar  na parede da igreja de São Pedro, os restos de templos, com os seus pórticos e escadarias, fragmentos de colunas, moedas romanas, mós e outros utensílios reveladores duma importante povoação, ou talvez duma cidade romana.
Em 1258, nas inquirições de D. Afonso III  já era feita referência a vários habitantes desta povoação.


Em 1320,  D. Dinis  taxou a igreja de S. Pedro de Infias, em 10 libras portuguesas para a guerra contra os Mouros, o que atesta a importância desta localidade na época. A acrescentar, sabe-se que ali passava a via romana Viseu-Celorico-Idanha-Mérida.
Nao se conhece nenhum foral concedido a Infias, mas em 1525, esta povoação era vila e concelho,  como aparece no Cadastro da População do Reino, mandado efectuar por D. Joao III: "...Vila e concelho de Enfiaens...".
O concelho foi extinto em 1836 e incorporado no de Fornos, que na altura  passou a chamar-se "Fornos de Algodres".



O orago de Infias é São Pedro.
A primitiva igreja de S. Pedro de Infias foi construída  provavelmente no século  XIV e dela já pouco resta. A  actual é muito mais recente.
A fachada supõe-se  ter sido construída do seculo XVI, mas a torre sineira é de meados do seculo XIX.
Tem planta longitudinal e é composta por uma só nave, capela-mor mais estreita e baixa e um campanário e sacristia adossados. 
No interior, destacam-se  um retábulo-mor tardo-barroco e o arco triunfal com  pilastras biseladas.
Nesta igreja, existe  uma pequena lapide romana, dedicada ao deus "MERCURIO", que possivelmente terá sido trazida dum outro local.

- Pelourinho




O pelourinho tem  características do estilo manuelino, semelhante a outros no mesmo concelho e terá sido erigido nas primeiras décadas do século XVI.




Fontes: Wikipédia e blogues de Algodres


Obrigada pela sua presença. Volte sempre!

Sem comentários: